sexta-feira, 21 de junho de 2013

REDE DE AÇÕES EM CONSTANTE INTERFERÊNCIA RECÍPROCA.

REDE DE AÇÕES EM CONSTANTE INTERFERÊNCIA RECÍPROCA.


                
Assim, o que um sujeito faz ou deixa de fazer alteraria indelevelmente o meio em que está inserido.

A vida funciona como um JOGO DE DOMINÓ em que se derruba uma pedra e milhares de outras vão caindo, sucessivamente, durante horas a fio, até formar um enorme desenho do qual muitas vezes nenhum dos participantes tinha idéia no início.
               
Para o Dalai Lama, NADA – NEM NINGUÉM – ESTÁ ISOLADO.

Uns sempre precisam de outros para realizar a própria Felicidade.
Quem for assistir a uma de suas conferências achando que vai escutá-lo falando das vantagens de se converter ao budismo perderá a viagem.
Ele deixa muito claro em seus discursos que cada um deve seguir a fé que ESCOLHER. Ou até mesmo nenhuma, caso lhe pareça mais conveniente.
A devoção das pessoas, ao contrário da esmagadora maioria dos líderes religiosos, é o que menos interessa ao Dalai, segundo ele mesmo diz.
                           
Quem já assistiu a uma de suas palestras sabe que o EIXO BÁSICO do seu discurso é a Universalidade dos Conceitos.

Para ele, HÁ ALGUNS VALORES, COMO A ÉTICA, que SÃO CONSTITUTIVOS do Ser Humano em qualquer Cultura ou Tempo e que deveriam ser Cultuados por Todos.
A ausência quase completa de proselitismo religioso e a lógica evidente de sua argumentação, que não requer uma fé específica para ser compreendida e aceita, faz com que até o mais empedernido dos ocidentais tenha condições deincorporar os Ensinamentos do Dalai em seu cotidiano.
Mas que Ensinamentos são esses?
        
E como eles podem ser úteis para a sua vida diária?
Com você, alguns dos principais Pontos do Pensamento do Dalai Lama.
             
Ação e Engajamento - Um gesto, uma ação para diminuir o sofrimento imediato do outro.
                          
Desapego – Amor requer desapego, pois o apego estreita a Visão de Felicidade, descartando novas possibilidades de viver momentos de alegria, influenciando negativamente a compaixão e prejudicando a própria auto-estima.
                     
 
Caminho do Meio - O Segredo do Equilíbrio seria nunca se DEIXAR SEDUZIR pelos extremos.
                     
Carma – é a Lei Eterna de Causa e Efeito, que cada um de nós pode modificar todo dia com as escolhas feitas.
      
Compaixão – é Enxergar o sofrimento do outro de forma solidária, como um ser em igualdade de condições que precisa de ajuda naquele determinado momento.

         

Ecologia - a Preservação do Ambiente, além de demonstração de Respeito à Vida, inclusive a das Futuras Gerações de Humanos, é uma forma da pessoa melhorar a sua própria existência.
      
Ética e Religião - ter Fé e Ética é importante e isso inclui ateus e agnósticos na Construção de Um Mundo mais solidário e integrado.
     
E Ética é um conjunto de Valores Morais e Princípios de Conduta, que devem ajustar as relações entre os diversos Membros da Sociedade.
              
Felicidade - os Principais ingredientes da felicidade são o Sorriso e o Bom Humor.
Tentar olhar todos os aspectos de uma situação e destacar os Bons – e não os maus, como costumamos fazer – é a grande receita da Satisfação Pessoal.
              
Humildade - ser Humilde é enxergar todos os circundantes como Seres iguais, do garoto que pede um trocado no semáforo ao presidente da República.
                  
Imparcialidade - a Verdade é relativa e não se deve compreendê-la como inquestionável, tentando enxergar as situações sob todos os ângulos, antes de tomar alguma Atitude ou Julgamento.
       
Impermanência – deve-se Viver o Momento presente porque podemos morrer a qualquer momento.
A Compreensão da incerteza quanto ao que pode acontecer no próximo minuto faz com que tenhamos Desapego e dependamos menos das coisas e pessoas para Ser Feliz.
       
Interdependência e Relações – esse Conceito impede que vejamos os conceitos e a vida como isolados ou como eternamente válidos, se uma coisa é alterada todas as demais também apresentam mudanças.
          
Paciência e Pressa - A Paciência é a maior defesa que um Ser Humano pode desenvolver, servindo para que tudo seja colocado no seu devido lugar antes de se tirar conclusões ou fazer julgamentos.
              
Às vezes é preciso ficar em Silêncio, recuar antes de voltar à cena e dar um passo adiante.
                 
Paciência não é omissão e sim a determinação do Tempo Ideal para cada coisa. (TEMPO DE DEUS).
É o Tempo necessário para a pessoa saber tratar do seu inimigo interior (seu eu) antes de lidar com as adversidades externas.

Raiva – O Dalai a divide em dois tipos: a raiva decorrente do apego e aquela proveniente da compaixão.
A raiva-apego "distorce a visão dos fatos" e prejudica a capacidade de julgamento.
Se a pessoa se sente ofendida por alguém, tem a vontade de prejudicar quem ele julga lhe ter feito mal.
Só que, pelas regras do Carma e da Interdependência, a vingança só vai aumentar o seu saldo negativo.
          
Por sua vez, a raiva ou indignação motivada pela compaixão (solidariedade a alguém que foi vilipendiado), deve ser usada para gerar uma ação que busque "Justiça" de uma forma IMPARCIAL, SERENA E QUE ANDE SEMPRE PELO CAMINHO DO MEIO. EQUILÍBRIO.

                     
Serenidade - é Pensar antes de Agir, e, num Estágio mais Avançado, nada mais é do que a Meditação.
     
Sabedoria, está em não colocar a imaginação no meio do processo de análise e em saber esperar sem Ansiedade.

Sofrimento – O Dalai Lama diz que há duas reações ao sofrimento: entregar-se à dor ou descobrir a si mesmo na tragédia.
Nos momentos difíceis, por piores que sejam, se desenha uma grande oportunidade para a pessoa avançar no último e talvez mais Essencial dos pontos, o Combustível para a efetivação de todos os outros:

                 

      

o AUTO-CONHECIMENTO.

Mirtzi Lima Ribeiro.

Acima temos um resumo da Reportagem de Karen Jiménez sobre o Dalai Lama e sua filosofia, para quem, ninguém precisa sair em peregrinação ou praticar mendicância PARA SE TORNAR UM SER HUMANO MELHOR.
Em sua Filosofia, que tem muito menos a ver com Religião do que com um MANUAL DE CONDUTAS ÉTICAS PARA =V=I=V=E=R= E =D=E=I=X=A=R= =V=I=V=E=R=, de modo a que cada um possa se Inserir Harmonicamente no meio dos outros, A VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL do indivíduo ESTÁ NAS PEQUENAS E FUNDAMENTAIS ATITUDES DO DIA-A-DIA, independente do credo, do estilo de vida, das preferências sexuais ou políticas que se possa ter.

Nenhum comentário: