segunda-feira, 3 de outubro de 2011

QUEDA SE SATÉLITE AMANHÃ , 23-09-11

QUEDA SE SATÉLITE AMANHÃ , 23-09-11

AMANHÃ, DIA 23 DE SETEMBRO, vai haver uma queda de satélite da NASA para a Terra. O satélite é chamado de Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior ou SRVAS (Upper Atmosphere Research Satellite-UARS, em inglês).

Fonte: http://www.spaceweather.com/ - NASA - Tradução: lhas3126@gmail.com

SRVAS, continua a sua queda: O SRVAS satélite da NASA está fazendo sua órbita final, em torno da Terra, já caindo e piscando brilhantemente à medida que desce em direção a uma reentrada em 23 de setembro na atmosfera da terra. O Astrônomo amador Jim Saueressig II capturou o satélite caindo com o tamanho de um ônibus voando sobre Burlington, Kansas, em 20 de setembro (próxima imagem). "Era facilmente visível, apesar de o luar e o crepúsculo do amanhecer. A sua queda e flashes brilhantes associadas foram muito visíveis", disse ele.
Imagem tirada em 20 de setembro de 2011, localização de Burlington, Kansas - EUA
Abaixo: Imagem capturada da passagem do satélite SRVAS na sua última previsão de rota visível antes da sua esperada re-entrada para a atmosfera terrestre e consequente queda. Ainda era facilmente visível, apesar do luar e o crepúsculo do amanhecer no local das fotos. Ele estava se movendo muito rápido, mas a sua queda e flashes brilhantes associadas foram muito aparentes.



Imagem tirada em 20 de setembro de 2011, localização de Burlington, Kansas - EUA

Localização por satélite especialista Ted Molczan usou elementos orbitais USSTRATCOM de SRVAS para prever a rota e o tempo de decaimento ", na noite de 23 de setembro, cerca de 18:00-22:00 UTC." Clique no mapa para ver as faixas do solo correspondente a esse intervalo:



"Ainda há potencial para o tempo estimado de decomposição mudar um pouco antes de começar a diminuir", adverte Molczan.

A desintegração do satélite SRVAS deverá produzir uma bola de fogo que poderia ser visível, mesmo em plena luz do dia. Nem todas as peças da nave espacial vão queimar na atmosfera, no entanto, de acordo com uma avaliação de risco da NASA, existem como 26 peças potencialmente perigosas de se tornarem detritos que poderiam ser espalhadas ao longo de uma faixa de cerca de 500 quilômetros de comprimento. O mesmo relatório coloca as chances de uma vítima humana acontecer em 1 em 3200.

Para ver a última passagem deste satélite brilhantemente piscando antes de sua queda, verifique o Rastreador via satélite Simples ou baixar o app sobrevôos por satélite para o seu smartphone.

Mais imagens: a partir de Theirry Legault de Dunkerque, na França.




Foto de Oscar Martín Mesonero - imagem tirada em 20/09/2011 em Madrid, Espanha
Detalhes:

Como todos sabemos, AMANHÃ, DIA 23 DE SETEMBRO, vai haver uma queda de satélite da NASA para a Terra. O satélite é chamado de Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior ou SRVAS (Upper Atmosphere Research Satellite-UARS, em inglês).
Foi lançado em 12 de setembro de 1991 pela NASA e terminou sua vida operacional em 2005. Upper Atmosphere Research Satellite" or UARS
Tem um tamanho de 9,8 x 4,6 metros. Dada a impossibilidade de controlar o satélite a partir do solo para a sua reentrada na atmosfera segura e destruí-lo, ele esta fora de controle e tem havido a redução gradual da sua órbita. De acordo com especialistas da Nasa há um pequeno risco de que algumas partes (de um total de 26) resistir a reentrada e atingir a superfície da Terra causando danos locais em um espaço de cerca de 800 km de raio.Felizmente, a trajetória de reentrada da órbita calculada passa a maior parte em áreas com água (oceanos), e apenas poucas áreas urbanas em risco no Chile e Argentina. Na Índia e parte do Leste da Ásia também podem ser afetados, embora seja menos provável. A data aproximada de reentrada do satélite deverá ser em 23 de setembro entre 14h e 16h de tempo para a Espanha (entre 11 e 13 horas no Brasil).

Duas coisas que me impressionou muito na passagem, a primeira é que ele era muito brilhante, quase tanto como a estrela Sirius e a segunda é que era incrivelmente rápido, muito mais rápido do que a ISS (Estação Espacial Internacional). além de que nada mais me chamou a atenção (apesar de esperado): O brilho do satélite não foi constante, estava mudando, e teve um súbito aumento de brilho no início e algumas flashes durante a sua passagem. Os flashes são, provavelmente, devido à instabilidade do satélite que gira sobre si mesmo e muda a sua orientação para o sol, de modo que o reflexo que vem do Sol varia em intensidade. Revendo as fotos que tirei da passagem do SRVAS percebi que havia um outro "objeto desconhecido" que atingiu um brilho muito maior e mais lento, e as alterações bruscas de luz em poucos segundos.Este objeto misterioso eu acho que eu vi em outra ocasião e fiquei surpreso. Eu olhei para as bases de dados de satélite e o objeto misterioso não aparece em nenhuma das listas. Hoje, finalmente .. Eu tenho a prova que ele está lá. Aqui você tem uma foto da passagem do SRVAS, onde o misterioso objeto aparece também na fotografia é de 7:02:30 Madrid. Saudações e espero que quando o satélite cair não cause danos e apenas deixe tudo em uma bela imagem de alguma sorte ..

- lhas3126@gmail.com -

Nenhum comentário: