quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AVALIAÇÕES SOBRE O KARMA

AVALIAÇÕES SOBRE O KARMA



A palavra karma deriva do sânscrito kri (fazer); toda a ação é karma. O propósito do homem não gozar e sim conhecer, tanto aprende através do bem como do mal.

Em certas ocasiões a desgraça é melhor mestre que a felicidade e faz parte do processo de aprendizado (embora num primeiro momento não reconheçamos isto). O homem é de certo modo um centro que atrai a si todos os poderes do universo.Segundo a filosofia sânkya a natureza se manifesta mediante 3 fôrças (satwa, rajas e tamas) Estas forças são o que podemos chamar no mundo material equilíbrio, atividade e inércia. O caracteriza tamas, é a obscuridade ou inércia: rajas é a atividade expressa como atração e repulsão e satwa é o equilíbrio das duas. Em nós às vezes predomina tamas, então nos tornamos preguiçosos, inativos, achamo-nos escravizados por certas idéias e nos sentimos pesados. Outras vezes prevalece a atividade e outras, enfim, o repousado equilíbrio de ambas. Porém nos homens comuns predomina quase sempre uma dessas forças.

A reunião de todas as guinadas em nossa vida é o que chamamos de karma e estamos sempre acumulando karma. Quando falamos é karma, os que escutam é karma, respiramos é karma, andamos é karma. Tudo quanto fazemos física ou mentalmente e deixa suas marcas em cada um de nós é karma. Somos responsáveis pelo que somos e podemos nos converter naquilo que desejamos ser.

A vida é boa ou má segundo as atitutes mentais com que a observamos. Senão vejamos o fogo, por si só não é bom nem mau. Quando nos dá calor dizemos que é bom: quando nos queima dedo o maldizemos.Se alguém diz frquentemente más palavras, tem maus pensamentos e executa más ações estas influirão em seu pensamento sem que ele seja consciente disso, mas estas más impressões atuam continuamente e o resultado deve ser mau. Aí temos a lei de causa e efeito. O que somos agora é o resultado das impressões de minha "vidas" passadas. Não como punição mas como aprendizado necessário ao nosso desenvolvimento estabelecido no Plano Maior"

(extraído de "Karma-Yoga de Swami Vivekananda)

Nenhum comentário: