domingo, 5 de junho de 2011

DESASTRES NATURAIS CAUSAM MAIOR QUEDA DO PIB DA AUSTRÁLIA EM 20 ANOS‏

Fúria de GAIA e suas consequências:


DESASTRES NATURAIS CAUSAM MAIOR QUEDA DO PIB DA AUSTRÁLIA EM 20 ANOS‏



Produto Interno Bruto apresentou contração de 1,2% no 1º trimestre DE 2011. É a maior queda trimestral do PIB desde o 1º trimestre de 1991, diz ABS (Australian Bureau of Statistics).
01/06/2011 09h43 - Atualizado em 01/06/2011 09h46 - G1 e Agências internacionais


- lhas3126@gmail.com -


O Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália apresentou contração de 1,2% no primeiro trimestre deste ano, após ajustes sazonais, divulgou nesta quarta-feira (1º) o Bureau de Estatísticas do país (Australian Bureau of Statistics, ABC, em inglês). É a maior queda trimestral do PIB desde o primeiro trimestre de 1991, diz o ABS.




Enchente cobre a pista do aeroporto de Rockhampton, em Queensland, em Janeiro de 2011; cidade desapareceu sob as águas


O bureau diz que as enchentes iniciadas em dezembro de 2010, combinadas com ciclones em Queensland e incêndios no oeste do país causaram forte impacto na atividade do país no primeiro trimestre deste ano.



Medições mostraram que o potencial de destruição do Furacão Yasi em fevereiro foi alto, com ventos superiores a 300 quilômetros por hora.
“Apesar da queda, houve um aumento de 0,3% na renda bruta nacional” diz o ABS, em nota. Os principais detratores das despesas no PIB foram as exportações líquidas (-2,4% pontos percentuais) e inventários (-0,5% pontos percentuais). A maior contribuição positiva foi a formação de capital fixo bruto privado (0,7% pontos percentuais).



Incêndios no oeste do país, em Perth, no início de fevereiro de 2011.


Da perspectiva da indústria, o detrator principal foi o setor de mineração (queda de 6,1%), com 0,6% pontos percentuais de retração, enquanto os setores de manufatura (recuo de 2,4%) e agropecuária (queda de 8,9%), ambos reduziram 0,2% pontos percentuais do PIB.



CARDWELL - O ciclone Yasi causou um cenário de devastação em Queensland, Austrália, e afetou o setor mineiro do país, destruindo também plantações de banana e cana de açúcar. A estimativa é de que os prejuízos tenham superado os 1 bilhões de dólares. O Yasi, um ciclone que alcançou máxima intensidade (nível 5) e que afetou parte da costa nordeste da Austrália, a região mais afetada pela tempestade, Queensland, está no centro das plantações de cana de açúcar e de banana no país.



A região mais afetada pela tempestade, Queensland, está no centro das plantações de cana de açúcar e de banana no país


Queensland já tinha sido o Estado mais afetado pelas gigantes inundações no fim de 2010 e início de 2011, que provocaram danos estimados da ordem de $ 610 milhões de dólares nas colheitas e reduziram as exportações australianas de carvão em um montante estimado de US$ 2,54 bilhões.





“Ao entardecer, dizeis: haverá bom tempo porque o céu está rubro. E pela manhã: hoje haverá tempestade porque o céu esta vermelho-escuro. Hipócritas ! Sabeis, portanto discernir os aspectos do céu e não podeis reconhecer '"OS SINAIS DOS TEMPOS?''– Mateus 16: 2 e 3







- lhas3126@gmail.com -

Nenhum comentário: