domingo, 23 de janeiro de 2011

CRISTO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS

CRISTO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS



"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!"



QUEM OU O QUE É O CRISTO?






Essa é uma questão primordial para entendermos as divergências existentes nos primeiros séculos do cristianismo. Pois enquanto a Ortodoxia se preocupavam em fazer com que todos aceitassem (por bem ou por mal) que Jesus era o único salvador, e que só bastaria crer nisso para estar salvo. Os Gnósticos encaravam a figura do Cristo de uma forma mais profunda, e se preocupavam em encontra-lo dentro de si mesmos.

"Velai para que ninguém vos engane dizendo: Olhe ele ali (o cristo). Ei-lo aqui. Ei-lo lá. Porque é em vosso interior que está o Filho do Homem; ide a Ele..!" Jesus, o Cristo . (Evangelho apócrifo de Maria Madalena)No Evangelho de Tomé e no Apocalipse de Pedro da Biblioteca Nag Hammadi (assim como em muitos outros evangelhos apócrifos) se faz claramente a distinção entre, o Cristo Vivo e Cristo Morto. Nos mostrando o que seria uma diferença entre aquele que simplesmente "adoravam a um homem, e os que realmente teriam compreendido sua mensagem".

Hoje sabemos que a historia de Jesus, que nos conta os evangelhos, é um mito universal, que nos fala dos grandes mistérios do Cristo Cósmico.

O Cristo Cósmico "nasce sempre no mundo e é crucificado para que todos os seres tenham vida e a tenham em abundância". O Menino Sol nasce em 24 de Dezembro já para o amanhecer do dia 25 e se crucifica nos equinócios da primavera para dar vida a tudo que existe. A Lei do Logos é o sacrifício. Este é oDrama Cósmico, que se repete de momento a momento nos mostra o sacrifício e o drama da própria vida.

Este mito era representado em forma de teatro nos templos do Egipto, da Grécia, da Índia, do México, etc. Este Drama Cósmico é representado em todos os templos de todos os mundos do espaço infinito.

Antes de tudo, é necessário compreender a fundo o que é realmente o Cristo Cósmico. As pessoas estão acostumadas a pensar em Cristo como um personagem histórico que existiu há uns 2 mil anos. Tal conceito resulta equivocado porque o Cristo não é do tempo. O Cristo é atemporal. “desenvolve-se de instante em instante, de momento em momento. Ele em si mesmo é o Fogo Sagrado, o Fogo Cósmico Universal.”, ele representa a própria Vida, a Consciência que existe em cada ser vivo, em cada planta, animal, célula, átomo e etc!

Está escrito que Deus é um fogo devorador. O Fogo é o Cristo, o Cristo Cósmico!

Os Gnóstico acreditam que essa força, também existe dentro de nós! O nosso Cristo intimo.
“Jesus diz: Aquele que beber de minha boca se tornará como eu, e eu próprio me tornarei ele, e as coisas ocultas se revelarão a ele" Evangelho de Tomé

O que é necessário é encarnar essa força Cósmico, torna-la carne em nós. Obviamente, para isso precisamos nos auto-conhecer, se é que queremos um dia compreender essa força, precisamos nos auto-observar, ver a nós mesmos, nos mais profundo de nosso Ser, o nosso Cristo intimo.

Somente por este caminho é possível chegar um dia à desintegração de nossos defeitos psicológicos, o dito Ego, e despertar nossa consciência.

Enquanto não o tivermos feito, este trabalho psicológico de Auto-conhecimento e Auto-domínio estaremos mortos para as coisas do espírito.

."Quando vos chegueis a conhecer a vós próprios, então sereis conhecidos e sabereis que vós sois os filhos do Pai vivente. Mas se vós não vos conhecerdes, então ficareis na pobreza e sereis a pobreza" Evangelho de ToméObviamente, todo o Drama Cósmico, tal como está escrito nos evangelhos, deverá ser vivido dentro de nós mesmos aqui e agora. Isso não é algo meramente histórico, é algo para se viver internamento.

Assim, o Cristo, Nosso Senhor, o Espírito do Fogo, desce. Ele quer entrar em cada um para transforma-lo, para salva-lo, para aniquilar a "imperfeição" que carrega em seu interior, para fazer dele algo diferente, para converte-lo em Deus.

Temos que compreender a profunda mensagem simbólica e os grandes ensinamentos contidos no grande mito do Cristo Jesus.

“Inutilmente terá nascido o Cristo em Belém se não nascer em nosso coração também. Inutilmente terá sido crucificado, morto e ressuscitado na Terra Santa se não nascer, morrer e ressuscitar também em nos.” S.A.W.----------

Livros indicados:

O Cristo intimo e o Retorno ao Absoluto. Samael Aun Weor

El Viacrucis de Jesus y Las Siete Palabras . V. M. Lakhsmi

Nenhum comentário: