sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MANIPULAÇÃO DE DADOS CLIMÁTICOS POR CIENTISTAS BRITÂNICOS E NORTE-AMERICANOS DE MODO A EXAGERAREM OS SINAIS DE AQUECIMENTO GLOBAL

MANIPULAÇÃO DE DADOS CLIMÁTICOS POR CIENTISTAS BRITÂNICOS E NORTE-AMERICANOS DE MODO A EXAGERAREM OS SINAIS DE AQUECIMENTO GLOBAL

Delgado Domingos: "Climategate é um dos maiores escândalos científicos da História"



O caso Climategate, em que foram manipulados dados para exagerar o aquecimento global, é considerado um dos maiores escândalos científicos de sempre por Delgado Domingos, professor catedrático do IST. Clique para visitar o dossiê Tudo Sobre As Alterações Climáticas. Virgílio Azevedo (www.expresso.pt)

20:25 Segunda-feira, 30 de Nov de 2009

Tiago Miranda

A descoberta por hackers que entraram na rede da Universidade de East Anglia (Reino Unido), da manipulação de dados climáticos por cientistas britânicos e norte-americanos de modo a exagerarem os sinais de aquecimento global, é considerada por José Delgado Domingos "um dos maiores escândalos científicos da História".

Em artigo de opinião publicado no Expresso online com o título "O escândalo do Climategate e a Cimeira de Copenhaga" , o professor do Instituto Superior Técnico afirma que "o comportamento escandaloso e intolerável de um grupo restrito de cientistas que atraiçoaram o que de melhor a Ciência tem, só aconteceu porque um grupo de políticos, sobretudo europeus, criou as condições para o tornar possível".



O académico acrescenta que "é oportuno lembrar que se deve a inúmeros cientistas sérios e intelectualmente rigorosos uma luta persistente e perigosa contra os poderes estabelecidos".



Estes cientistas "foram vilipendiados e acusados de estar ao serviço dos mais torpes interesses, mas os documentos agora revelados mostram que estavam apenas ao serviço da Ciência e do rigor e honestidade dos métodos que fizeram a sua invejável reputação".



Delgado Domingos recorda que a temperatura global do planeta "não aumenta desde 1998", mas insiste que os problemas ambientais de fundo da sustentabilidade ambiental "devem ser atacados com determinação e realismo".



E acha que, se a Cimeira de Copenhaga "ultrapassar a obsessão do aquecimento/emissões" para se concentrar em temas como a eficiência energética, energias renováveis, usos do solo, desflorestação, combate à fome ou efeitos da variabilidade climática, "teremos uma grande vitória para o planeta".



Mas somente se "a equidade e a justiça social não forem esquecidas".

Nenhum comentário: