segunda-feira, 6 de abril de 2009

APRENDENDO 49 IMPORTANTES MUDRAS E OS CINCO RAIOS SECRETOS (5)‏

APRENDENDO 49 IMPORTANTES MUDRAS E OS CINCO RAIOS SECRETOS (5)‏



MUDRAS PARA O CORPO



1 - MUDRA DA VITALIDADE – PRANA MUDRA

Este é o mudra da vida. Ele o ajudará a repor as forças, bombeando a força da vida para o corpo, aumentando a vitalidade, reduzir o cansaço, melhorar a vista, ajudando a curar infecções oculares, dando poder para os olhos. Beneficia a cura de todos os tipos de doenças. Ajuda a desenvolver a capacidade de impor-se e perseverar, melhorando a auto-estima, a percepção e a clareza mental. Praticar este mudra junto com a respiração acalma os nervos.



Apóie as mãos sobre os joelhos. Junte a gema do dedo polegar com o mínimo e o anular, de cada mão. Os demais dedos permanecem estendidos.



Respire profunda e calmamente todo o tempo em que estiver fazendo este mudra.



Poderá entoar o OM calmamente.





2 - MUDRA PARA FORTALECER OS NERVOS

Em momentos de conflito, desafios e confusão, este mudra nos coloca serenos e centrados. Também nos ajuda a fortalecer os nervos.



Eleve a sua mão esquerda até a altura da orelha, com a palma da mão para fora e pressione o dedo médio com o polegar. Isto lhe aumentará o controle emocional. Com a mão direita, na altura do plexo solar um pouco acima do umbigo, com a palma para cima, pressione o dedo mínimo com o dedo polegar. Isto lhe trará uma maior calma interior. Nos homens, estas posições se invertem sendo a mão direita na altura da orelha e a esquerda acima do umbigo.

Faça a respiração em quatro tempos ao inalar e exale de uma só vez e intensamente.



3 - MUDRA PARA EQUILIBRAR A ENERGIA SEXUAL

Este mudra nos ajuda a nutrir e a equilibrar nossa energia sexual (as glândulas que afetam toda a sexualidade e o sistema reprodutor). Também ajuda a libertar-se de más experiências sexuais do passado, liberando a energia para o aumento do potencial sexual e o encontro com o prazer.





Este mudra é feito com a coluna bem reta e as mãos abaixo do nível do coração.

Entrelaçando os dedos e colocando o polegar direito encima do esquerdo, fortalecemos nosso lado masculino, a sexualidade e a confiança sexual.



Se entrelaçarmos todos de forma que o polegar esquerdo fique sobre o direito, carregamos nosso lado feminino, aumentando nossa sensibilidade e ternura. Mantenha a postura durante três minutos e relaxe. Respire profunda e calmamente pelo nariz.



4- MUDRA BRONQUIAL

Este é um mudra específico para pessoas com problemas respiratórios. Este mudra ajuda a equilibrar as energias que estão causando a enfermidade respiratória.



Encoste as gemas do dedo médio com a gema do polegar. Ponha o dedo mínimo na raiz do polegar, o anular junto com a articulação superior do polegar.
(a postura é a mesma para ambas as mãos).



Prenda a respiração uns cinco segundos e mais cinco segundos para exalar. É importante que faça pausas depois de cada movimento respiratório. Pratique este mudra entre cinco e sete minutos.



Este é um tratamento a longo prazo. Faça por cinco vezes ao dia durante cinco minutos e mantenha as mãos abaixo do nível do coração.



5 - MUDRA PARA AJUDAR A RESOLVER PROBLEMAS DE GARGANTA

Este é o mudra caracol. Este mudra lhe ajudará a resolver qualquer problema de garganta, afonia, inflamações, resfriados etc.. Atua relaxando e ajuda a recolher-se ao silencio.



Junte suas mãos. A mão direita faz-se em punho abraçando o polegar da mão esquerda e com o dedo polegar estendido tocando o dedo anular da mão esquerda.



O visual parece de um caracol. Ponhas as mãos para frente e para fora, com os cotovelos afastados do corpo. Mantenha os braços em paralelo ao solo. Pratique três vezes ao dia durante quinze minutos.



Respirando larga e profundamente, recite o OM em cada expiração. Depois tente escutar o silencio.

Nenhum comentário: